04/05/2017 às 15:05:00
› Candeias participa de capacitação sobre ICMS CULTURAL...

No dia 04 de maio Candeias participou em Perdões da 7ª Rodada Regional do Patrimônio Cultural com a direção de Fernando Pimenta Marques da Diretoria de Promoção do IEPHA (INSTITUTO ESTADUAL DE PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO DE MINAS GERAIS). Foram abordados temas referentes à pontuação junto ao ICMS CULTURAL e o projeto “Violas: o fazer e o tocar em Minas”, que consiste na realização de estudos para o reconhecimento das violas como patrimônio cultural de natureza Imaterial do Estado de MG.  Estiveram presentes 33 cidades: (Cambuí, Santo Antônio do Amparo, Candeias, Bom Sucesso, Campo Belo, Paraguaçu, Cristais, Oliveira, Arceburgo, Santo Antônio do Monte, Alpinópolis, Varginha, Lavras, São Tomé das Letras, Luminárias, São Pedro da União, Carrancas, Alfenas, Areado, Elói Mendes, Guapé, Guaranésia, Itamogí, Juruáia, Itutinga, Turvolândia, Ingaí, Conceição da Barra de Minas, Itapeva, Jacutinga, Alterosa)

Candeias estava representada pela Diretora de Cultura, presidente e vice-presidente do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural. Vários esclarecimentos foram feitos, sobre os trabalhos e investimentos que os municípios precisam realizar.

O ICMS Cultural é em importante recurso que possibilita ao município o uso do mesmo na valorização de nossa identidade cultural e na preservação do nosso patrimônio cultural e para recebê-los o município deve realizar diversas ações durante o ano. Inclusive várias ações de Educação para o Patrimônio que tem por objetivo informar sobre os meios de proteção para cada patrimônio específico como também a importância de preservarmos nossa história.