Ir para conteúdo

Prefeitura

Castramóvel
Principal   Castramóvel -

 

A saúde dos animais está intimamente ligada à saúde humana, segundo especialistas existem mais de 600 patógenos que podem ser transmitidos pelos animais aos seres humanos. Através da ação dos órgãos públicos, a castração visa controlar a natalidade desses animais com menor custo e maior eficiência. Pensando na saúde do animal, é cientificamente comprovado que essa iniciativa tem como resultado a redução na incidência de tumores de mama, testículo, piometra (infecção de útero) e tumores venéreos. A lógica é simples, com a castração dos animais haverá menos abandono, menor número de animais sofrendo algum tipo de violência e redução na transmissão de doenças.

Neste sentido, existe hoje em Minas Gerais um Programa que visa a castração de cães e gatos, conhecido como Castramóvel. O objetivo do programa é castrar os animais para que os municípios possam ter controle sobre os estes dois grupos e assim diminuir problemas endêmicos que trazem riscos à saúde humana e controlar os riscos a saúde dos próprios animais.

Para tanto, o Prefeito de Candeias construiu uma parceria entre o munício e os responsáveis pelo Programa Castramóvel com o objetivo de castrar 80 cães da cidade.

Neste sentido, o programa Castramóvel, que ocorrerá nos dias 26 e 27 de junho de 2017, na cidade de Candeias, visa a castração de 80 cães entre fêmeas e machos com o objetivo de controlar a natalidade dos animais. Destes 80 animais a serem castrados, 53 serão animais de rua e 27 poderão ser de pessoas de baixa renda. Para tanto, o CRAS de Candeias estará selecionando os interessados em fazer a castração de seus animais por meio do Cadastro Único Municipal. Sendo assim, é imprescindível que os interessados compareçam ao setor do CRAS e façam sua solicitação de adesão ao projeto.      

A cirurgia de esterilização é simples e o pós-operatório dura em média de 03 a 06 dias. O médico veterinário responsável pelo procedimento deverá instruir a população sobre os cuidados pós-operatórios a fim de evitar o risco de complicações durante esse período. E cada uma das pessoas contempladas pelo programa deverá levar o valor de 10,00 reais para adquirir os medicamentos no local da cirurgia.  

 

Obs: Para realização do programa, o município irá necessitar de voluntários, estagiários de medicina veterinária e médicos veterinários voluntários, para que possam estar trabalhando no processo de captura, manutenção das instalações onde os animais ficarão e para acompanhar a recuperação dos animais, totalizando 15 dias de trabalho.  

 

Os pontos para cadastramento dos voluntários são na Academia da Heloisa e na loja de bicicletas do Denis.

 

No dia 06/06/2017 próxima terça-feira, a prefeitura realizará uma reunião na Escola Municipal Erasto de Barros, as 18h, onde todos os interessados em participar poderão comparecer e tomar ciência de como o projeto irá funcionar em Candeias.   

 
 
 
 

Localização Avenida 17 de Dezembro, nº 240 Centro CEP: 37280-000 - Candeias, Minas Gerais
Segunda-feira a Quinta 08:00 às 11:00 e 13:00 às 17:00 Sexta-feira 8:00 às 11:00 e 12:00 às 16:00
Telefone Telefone para contato:
(35) 3833-1300
E-mail Informativos da Prefeitura
Cadastre-se!
© Copyright Instar - 2006-2017. Todos os direitos reservados - Instar Internet

icone instar © Copyright Instar - 2006-2017. Todos os direitos reservados.